Segunda, 11 Dezembro 2017 10:34

Controladoria participa do 1º Encontro das Ouvidorias dos Jurisdicionados

Adriana Araújo participou de mesa sobre ‘Transparência, controle e o canal direto com a sociedade para o aprimoramento da gestão pública’

A superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, ministra palestra sobre Transparência a Serviço do Cidadão A superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, ministra palestra sobre Transparência a Serviço do Cidadão Ascom CGE

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou, nesta segunda-feira (11), do 1º Encontro das Ouvidorias dos Jurisdicionados, promovido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. A superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, conduziu a palestra ‘Transparência a Serviço do Cidadão’.

O evento, realizado com apoio da CGE, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), reuniu prefeitos, ouvidores, procuradores, controladores municipais, servidores e sociedade em geral.

Durante o encontro foram debatidos temas como ‘Ouvidorias Públicas como instrumento de controle social’; ‘As ferramentas para a implantação e manutenção das Ouvidorias’ e o ‘fortalecimento das Ouvidorias em rede’.

A superintendente de Auditagem, Adriana Araújo, destacou a importância da troca de experiências da CGE com os gestores dos municípios. “É sempre importante conversar com os gestores. Uma oportunidade ímpar de apresentar as ferramentas que dispomos para auxiliar a gestão, tais como o Portal da Transparência, o e-Sic e a Ouvidoria”.

Além disso, Adriana abordou o projeto Transparência Alagoas, que tem o objetivo de auxiliar no efetivo cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos municípios alagoanos, fornecendo ferramentas que possam auxiliar os gestores na implantação de medidas com o propósito de estimular a ética, transparência e a proximidade com a sociedade.

Entre as ferramentas disponibilizadas está o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic).

“Com o projeto Transparência Alagoas podemos trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido, capacitar e orientar os gestores e servidores sobre funcionamento das ferramentas disponíveis”, explicou Adriana.