Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2008 Setembro Portal Ruth Cardoso mostra contas públicas na Internet
22/09/2008 - 12h45m

Portal Ruth Cardoso mostra contas públicas na Internet

O portal é uma iniciativa inédita no país por contar com a prestação de contas dos Poderes em um mesmo portal, para acesso de toda a população via Internet, em tempo real.

Portal Ruth Cardoso mostra contas públicas na Internet

Mário Lima/Luana Lamenha

A partir dessa segunda-feira (22), todos os cidadãos alagoanos e brasileiros, em qualquer parte do mundo, poderão ter acesso às contas públicas do Estado de Alagoas através do Portal da Transparência Ruth Cardoso (www.portaldatransparenciaruthcardoso.al.gov.br). Em Alagoas, a ética na política agora é lei, sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho, em agosto, e que une todos os Poderes. 

O portal é uma iniciativa inédita no país por contar com a prestação de contas dos Poderes em um mesmo portal, para acesso de toda a população via Internet, em tempo real. 

Pela nova Lei da Transparência, o Executivo, Legislativo e o Judiciário — incluindo o Tribunal de Contas e o Ministério Público - estarão atentos com suas prestação de contas no portal, que além de expor as despesas e finanças públicas, vai apontar quanto cada poder está arrecadando, quanto recebe, onde e quem está gastando.

“Com este portal, Alagoas será o primeiro estado brasileiro a dispor, para uso público, de uma arma realmente eficaz de combate à corrupção. Ao conseguir a união de todos os poderes em nome da causa da transparência, Alagoas está fazendo uma coisa que não existe em nenhum lugar do Brasil: mostrando para onde o país deverá caminhar a partir deste momento”, assinalou o governador Teotonio Vilela Filho.

A abertura do portal para acesso público e o lançamento oficial acontece na segunda, às 11h, no Centro Cultural de Exposições de Maceió, no Jaraguá, e contará com a presença de nomes importantes no cenário político nacional, como o ex-presidente e viúvo da homenageada, Fernando Henrique Cardoso, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o governador de São Paulo, José Serra, o deputado federal, Albano Franco (PSDB), e o senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. 

Também estará em Alagoas o jornalista Cláudio Abramo, presidente do Portal Transparência Brasil, uma organização independente fundada em 2000, por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção.

 

 

Ações do documento