Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias CGE divulga Observatório da Despesa Pública no Data Science For Business
04/07/2017 - 12h00m

CGE divulga Observatório da Despesa Pública no Data Science For Business

Ferramenta tecnológica auxilia gestores na tomada de decisões

CGE divulga Observatório da Despesa Pública no Data Science For Business
Texto de Amanda Vieira

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) implantou o Observatório da Despesa Pública de Alagoas (ODP.Alagoas) e divulgou a ferramenta no último sábado (1º), no Data Science For Business,  evento que reúne estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Ciência de Dados.

 

O ODP.Alagoas é uma unidade apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

 

 

A ferramenta foi implantada em Alagoas por meio de convênio com a Controladoria Geral da União (CGU), assinado pelo governador Renan Filho, em fevereiro de 2015. Aderiram também as Controladorias dos Estados do Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Durante o evento, a superintendente de Auditagem da CGE e coordenadora do ODP.Alagoas, Adriana Araújo, apresentou como foi a implantação do observatório, os estudos e a troca de experiência com outros estados, além do resultado obtido usando como base o ano 2015.

 

“O encontro foi uma oportunidade de compartilhar como está sendo nossa experiência em trabalhar com essa ferramenta tecnológica, utilizando bases de dados que nos permite identificar problemas, buscar soluções e auxiliar os gestores públicos”, destacou Adriana.

 

Ações do documento