» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias CGE promove encontro de capacitação com os controladores municipais
10/04/2017 - 15h10m

CGE promove encontro de capacitação com os controladores municipais

Auditores do Ministério da Transparência apresentaram a metodologia do Projeto Aprimora

CGE promove encontro de capacitação com os controladores municipais

Texto de Amanda Vieira

Dando continuidade ao projeto da Rede de Controladorias de Alagoas, mais um treinamento foi realizado, nos dias 5, 6 e 7, com os controladores dos municípios alagoanos visando orientá-los em questões relacionadas ao controle preventivo e eficiência na aplicabilidade dos recursos.

O curso foi ministrado pelos auditores do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), Kleberson Souza e Franklin Bras, que apresentaram a metodologia do Projeto Aprimora aplicado no Estado do Mato Grosso abordando as atividades de Logística de Alimentação e Nutrição Escolar.

Durante o curso, foi apresentado Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de práticas e simulações para que os controladores e auditores possam se tornar multiplicadores e aplicar a metodologia nas prefeituras, utilizando adequadamente as ferramentas de planejamento.

O controlador do município de Junqueiro, Djalma Pereira, foi um dos participantes do evento e considerou válida a experiência compartilhada pelos auditores da CGU. Para ele, é preciso quebrar o paradigma que de que o controlador é a figura que fiscaliza, tendo em vista que a ideia é prevenir falhas na gestão pública. “O curso foi essencialmente prático e isso foi muito importante, nos deu uma visão melhor dos procedimentos; o projeto Aprimora abriu um leque de informações e orientações pra todos nós com um tema essencial que é alimentação escolar.

Ouvir as experiências dos auditores foi fundamental tendo em vista o trabalho que eles realizaram no Mato Grosso e em Cuiabá. A partir daqui vamos continuar a nossa missão de evitar falhar e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente e transparente”, destacou.

O encontro foi uma iniciativa parceira da CGE, CGU e do Tribunal de Contas do Estado por meio da Escola de Contas.

Rede de Controladorias - A Controladoria Geral do Estado (CGE) instituiu, em 2015, junto com Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Rede de Controladorias de Alagoas com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o com o objetivo de integrar e disseminar informações com os controladores que atuam nos municípios.