Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Encontro temático reúne assessores de Transparência
31/03/2017 - 15h00m

Encontro temático reúne assessores de Transparência

Reunião tratou sobre monitoramento e acompanhamento das medidas de transparência

Encontro temático reúne assessores de Transparência

Texto de Amanda Vieira

 

A Controladoria Geral do Estado (CGE) fez, nesta quinta-feira (30), a primeira reunião temática com todos os assessores de transparência dos órgãos e entidades estaduais da administração direta e indireta para tratar sobre o monitoramento e acompanhamento das medidas de transparência. As reuniões temáticas serão realizadas bimestralmente sempre com o objetivo de alinhar e atualizar as informações. 

A CGE, como órgão de controle interno, criou um indicador para acompanhar o cumprimento dos prazos nos órgãos das solicitações feitas através do Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC) bem como uma metodologia de trabalho para o monitoramento das despesas públicas. O cargo do assessor de transparência surgiu com a Lei Delegada nº 47, de 2015, atendendo ao modelo da transversalidade com o objetivo de ter um servidor fortalecendo o controle interno e transparência em todos os órgãos com o acompanhamento da CGE. 

Durante a reunião, a superintendente de Correição e Ouvidoria, Bruna Cansanção, destacou a importância dos assessores para o acompanhamento efetivo das medidas de transparência. “É fundamental o preenchimento de planilhas com informações e dados mensais de cada um; estamos prevendo melhorias para o segundo semestre com a implementação do sistema da Ouvidoria”, disse Bruna.

Todos os assessores utilizam um painel de controle que é preenchido mensalmente com informações sobre diárias, contratos, passagens aéreas, como forma de monitoramento. O trabalho é acompanhado pela superintendente de Auditagem da CGE, Adriana Araújo, que apresentou a metodologia. O trabalho será feito com o acompanhamento dos assessores de controle interno da CGE. “A CGE e os assessores de transparência vão continuar esse trabalho coletivo e dedicado em favor da transparência do Estado de Alagoas”, disse Adriana.

 

 

 

Ações do documento