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05/12/2017 - 10h57m

CGE realiza ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Corrupção

Ato contou com atividades para as crianças e distribuição de material educativo

CGE realiza ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Corrupção

Ação contou com distribuição de material educativo nas cancelas do Maceió Shopping

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou uma tarde de ações no domingo (03), no Maceió Shopping, para alertar a população sobre a importância de combater os pequenos atos aparentemente insignificantes, mas que se caracterizam como corrupção. 

A iniciativa, realizada em parceria com o Fórum de Combate à Corrupção (Focco-AL), contou com a distribuição de material educativo da campanha ‘Corrupção: O Jeito Certo é Dizer Não!’, que busca combater o ‘jeitinho brasileiro’ e conscientizar a população a adotar bons hábitos e atitudes no cotidiano. 

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destacou que o material busca informar a população que atitudes como colar na prova, roubar TV a cabo, falsificar identidade, subornar o agente de trânsito para evitar multas, furar fila, estacionar em lugares proibidos, comprar produtos falsos, entre outras, são atos de corrupção. 

“O melhor controle social é o preventivo. Estamos tentando chegar o mais próximo possível da população e precisamos que as pessoas saiam da indignação nas redes sociais e partam para algo mais efetivo”, disse.

Além da distribuição de material informativo, a CGE levou o projeto ‘Érico e a Turminha Cidadã’ para a comemoração. Por meio de contação de histórias, os conceitos de ética, honestidade e cidadania estavam sendo disseminados entre as crianças. 

“Nós precisamos nos tornar cidadãos melhores. E as crianças são as futuras gerações, os agentes multiplicadores do que aprendem. Não podemos  simplesmente cobrar melhores gestores e melhores políticos, é necessário dar o exemplo aos nossos filhos”, afirmou Maria Clara Bugarim. 

Outra ação disponível para quem aproveitou o domingo para passear no shopping foi o balcão da Ouvidoria. No espaço estavam presentes as ouvidorias da CGE, do Tribunal de Contas do Estado e da Secretaria Municipal do Controle Interno (SMCI) para que os cidadãos pudessem fazer denúncias, sugestões, elogios, reclamações e solicitações. 

“É necessário fortalecer os canais de controle e engajamento entre população e órgãos que trabalham no combate à corrupção, para que tenham um resultado mais efetivo”, disse Maria Clara Bugarim. 

A controladora-geral do Estado destaca que há mecanismos disponíveis para o controle social. "Como o Serviço de Informação ao Cidadão, o Portal da Transparência e as Ouvidorias. São instrumentos importantes que dão poder à população. A legislação avançou, mas a comunidade precisa despertar para exercer esses direitos", explica.

 
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