» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Seminário de Transparência e Controle Social reúne mais de 200 participantes
30/11/2017 - 14h40m

Seminário de Transparência e Controle Social reúne mais de 200 participantes

Controladoria Geral do Estado, CGU e o Conselho Federal de Contabilidade promoveram palestras e fóruns de discussão

Seminário de Transparência e Controle Social reúne mais de 200 participantes

Seminário de Transparência e Controle Social reuniu mais de 200 participantes

A Controladoria Geral do Estado (CGE), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), realizaram no último dia 30 o Seminário de Transparência e Controle Social em Maceió. O evento, realizado no auditório do Edifício Norcon Empresarial, reuniu gestores, profissionais de contabilidade, Controladores Municipais, servidores públicos e estudantes.

Durante o evento, os palestrantes abordaram temas como o "Papel das Ouvidorias como Instrumento de Proteção do Usuário do Serviço Público" e a experiência do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias.

Entre as autoridades presentes, esteve a Controladora-geral do Estado (CGE), Maria Clara Bugarim; o Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller; o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Paulo Sérgio Braga da Rocha; o Procurador da República, Marcial Duarte Coelho; o Superintendente da Controladoria-geral da União no Estado de Alagoas, José William Gomes da Silva; o Ouvidor do Tribunal de Contas de Alagoas, Anselmo Roberto de Almeida Brito; o Presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Hugo Wanderley Caju; além do Coordenador Geral do Fórum de Combate à Corrupção (Focco-AL), José Carlos Castro; e do Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Antônio Carlos Gouveia.

O seminário foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas e contou com o apoio do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Estado da Fazenda, do Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

Com mais de 200 participantes e autoridades, o Seminário debateu ainda a "Solidariedade e transparência fiscal", com os palestrantes Plínio Feitosa, delegado da Receita Federal; Adriana Andrade de Araújo, vice-presidente do CRCAL; Fabrícia Costa, superintendente do Controle Financeiro da CGE; e o coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco).

Transparência e acesso à informação foi tema do último painel do Seminário, que contou com as presenças da superintendente de Correição e Ouvidoria da CGE, Bruna Cansanção; do analista da Controladoria Geral da União em Alagoas, Sérgio Stuart; e do secretário de Controle Interno do TCU.

Desde a primeira edição, realizada em abril deste ano, em Manaus (AM), o Seminário sobre Transparência e Controle Social, que passou por nove capitais brasileiras: Palmas (TO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aracajú (SE) e Teresina (PI); já reuniu mais de dois mil participantes entre profissionais da contabilidade, representantes de entidades públicas e sociedade.

Assinatura do Programa Transparência Alagoas

Durante o Seminário os representantes do município de Arapiraca e Olho D´Águas das Flores assinaram os Termos de Adesão ao Programa Transparência Alagoas da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Com o objetivo de fomentar e incrementar a transparência pública nos municípios, os prefeitos Rogério Teófilo e Carlos André Paes Barreto dos Anjos aderiram ao projeto que busca apoiar os gestores para, de forma dinâmica, implementar medidas que estimulem a ética e a transparência em toda a população.

A partir da adesão, ações, reuniões e capacitações serão programadas para a troca de experiências, cessão do código-fonte dos sistemas eletrônicos e SIC Alagoas e demais sistemas e ferramentas que possam contribuir para fortalecer o Programa Transparência Alagoas.

Sociedade Acadêmica

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes do Centro Universitário Tiradentes ? Unit, o Seminário contou com a apresentação de 14 artigos científicos elaborados como trabalhos de conclusão de curso pelos alunos da Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes ? Unit Maceió, do MBA em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria e do MBA em Gestão de Cidades com ênfase em Finanças, Auditoria e Controladoria.

Os trabalhos foram avaliados pelo Superintendente da CGU em Alagoas, mestre em Administração (UFBA), José William; pela Controladora-geral do Estado, doutora em Contabilidade (UNIFOR), Maria Clara Bugarim; e a Superintendente de Auditagem da CGE/AL, mestre em Administração (UED), Adriana Araújo.

Ao final, três artigos foram selecionados, com o primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo sendo o artigo "Instrumento de Apoio à Gestão das Entidades Fechadas de Previdência Complementar", de Maryland da Silva; "Controle Social: Uma abordagem sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE", de Ana Carla da Silva; e o trabalho "O Futuro da Controladoria- Novas Tendências", de autoria de Roberta Freire, respectivamente.